quarta-feira, 1 de agosto de 2012


O Vasco e a Mania de “Primeiros”

O Vasco e os seus “primeiros”. Hoje, primeiro de Agosto, faço minha primeira postagem sobre o Clube de Regatas Vasco da Gama. Estréia do Vasco no “Visões de Jogo”, mas esse está longe de ser o maior motivo cruzmaltino para comemorar.

Ha exatos 38 anos, o Vasco dava uma mostra da grandeza que teve desde o seu nascimento: levava o primeiro “caneco” do Campeonato Brasileiro para São Janúario.

O primeiro título nacional vascaíno veio numa final contra o Cruzeiro, com Maracanã lotado e placar apertado.  O Vasco marcou primeiro com Ademir, aos 14 minutos da primeira etapa. Nelinho descontou para a raposa mineira aos 19 do segundo tempo. Coube a Jorginho Carvoeiro, aos 33 minutos da segunda, etapa fazer o gol da vitória.

Jorginho Carvoeiro era o companheiro de ataque de um jovem promissor, um tal Roberto Dinamite. O atual presidente foi artilheiro daquela edição do Brasileirão com 16 gols.  Dinamite ainda faria mais 174 gols  em outros Brasileiros, o que o faz o maior goleador da história do campeonato.

O Brasileirão de 74 foi disputado com 40 equipes, em 447 partidas, 948 gols e média de 2,12 gols por jogo. Uma média alta: o número de gols por partida de toda a história do Brasileirão é de 2,50 gols a cada jogo. A média só não é maior porque, em outro primeiro de agosto, um acontecimento MITOlógico ocorreu.

Dedé chegou ao Vasco em 2009. Com
poucas chances no time, ia se transferir
para o mercado asiático. Ele não foi.
Sorte do Vasco

Anderson Vital da Silva, o Dedé, fez seu primeiro jogo oficial com a camisa cruz-maltina no dia primeiro de agosto de  2010. Saiu do banco para substituir o volante Amaral. Jogo seguro, sem comprometer.

Mesmo antes da partida, a impressão do camisa 26 já era ruim. O motivo? Às vésperas da Taça Guanabara de 2010, Dedé machuca Carlos Alberto no treino. O “CA19” já era ídolo vascaíno pela campanha na série B do ano passado.

A primeira partida como titular foi na Copa do Brasil do mesmo ano e daí pra frente...

Na eleição de melhor zagueiro do Brasileirão de 2010 e 2011 Dedé foi o primeiro, mostra do desempenho que o fez ganhar o apelido de Mito.

 Ídolo da torcida, mesmo tendo “só” três anos no Vasco, Dedé acumula 131 jogos e 15 gols com a camisa do clube carioca, além da conquista do título inédito da Copa do Brasil.



Hoje, primeiro de agosto de 2012, o Vasco já ganhou mais três títulos nacionais e é candidato ao brasileiro desse ano.O artilheiro de 74 virou presidente do Gigante da Colina. Dedé é o jogador mais caro do elenco, com contrato até 2015 e multa rescisória de 70 milhões de reais.

Atualmente o Vasco está em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, atrás do Atlético-MG. No que depender dos remanescentes do primeiro título brasileiro do Vasco e de Dedé, no primeiro domingo de dezembro ( última rodada do Brasileiro), o clube carioca vai estar em primeiro.

Escalação da Final de 74 do Vasco da Gama:

Andrada; Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete;
Alcir, Zanata e Ademir;
Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luis Carlos.
Técnico: Mário Travaglini.

Escalação da final de 74
Vasco Campeão Brasileiro


2 comentários:

  1. Sucesso, A gente se vê por aqui!
    tá melhorando garotão!
    Não pare de atualizar, vou ficar acompanhando!

    ResponderExcluir